domingo, 4 de maio de 2014

OPHELIA PROJECT - Sergio Santoian.

“...momentos que antecedem o ato trágico.”



Retratando a morte de Ofélia, personagem de Hamlet, Sergio Santoian deu vida ao seu Ophelia Project. Exposição,  um livro de 65 imagens que será ainda uma peça de teatro dirigida pelo próprio artista com o ator Tiago Martelli dando vida a Ophelia.
Santoian um cara de teatro, fotografo autodidata, apaixonado por Shakspeare, com um olhar único consegue como fotógrafo ou ator por trás da câmera, criar imagens únicas e poéticas.
Seu livro Ophelia Project surgiu de sua exposição 12x Ophelia que teve grande notoriedade pelo público, em sua passagem por São Paulo e Rio de Janeiro.

Em uma entrevista a MENSCH, revista em que trabalha como fotógrafo, afirmou sobre o conceito do projeto:



 “Tínhamos 12 fotos expostas, mas para o Projeto temos 65 fotos num total. Dentro disso me vi inquietado em dividir o projeto no que chamo de paginas brancas e negras. As paginas brancas são fotos mais “leves” mais claras… Vejo como um olhar meu, pra uma Ophelia menina que morre acidentalmente. Quanto às paginas negras, feitas no lago, são parte de uma visão minha sobre uma Ophelia mulher, que se mata por amor. Por isso tanta nudez, tanto desespero nas fotos. E a ideia de estarem completamente sujas e ou na lama, é quase uma metáfora que faço com a “poluição/perturbação” mental da Ophelia, tanto ao longo do texto de Shakespeare, quanto ao momento em si da sua morte, ou momentos que antecedem o ato trágico”.

Muitos artistas, atores conhecidos ou não na mídia já se tornaram ou deram vida as suas Ophelias e sobre isso Sergio diz o seguinte:

“Graças a Deus o projeto ganhou força e aconteceu da forma que eu queria: ele cresceu pelo mérito que tem e não por quem estava ou não nele. Graças a essa força que o projeto tomou pude passar para outra fase dele: chamar então pessoas conhecidas pela mídia, artistas que sempre tive vontade de trabalhar como Ney Matogrosso, Miguel Falabella, Mateus Solano, Thiago Fragoso e Alexandre Nero entre tantos outros, pois nesse momento o projeto tinha vida própria e não dependeria da imagem de ninguém para sobreviver, apenas para fortalecer, como vem acontecendo.” 

Ney Matogrosso - Ophelia Project

Petronio Gojito - Ophelia Project

Miguel Falabella - Ophelia Project

Mateus Solano - Ophelia Project

Gabriel Leone - Ophelia Project



Sergio Santoian ainda conta:

“Vale lembrar que o projeto Ophelia se desdobra ainda em 3 partes:
1- exposições + livro; 2 – peça (que estou dirigindo); 3- curta metragem


 Eu Leandro Hainis, tive o prazer dar vida a Ophélia e integrar o projeto. Me senti muito bem recebido e me impressionei com o cuidado, profissionalismo, talento que Serginho tem ao retratar suas Ophelias e tirar ela de modo tão simples e completamente teatral. Um grande profissional que ainda nos presenteará com grandes e inovadoras propostas. Só tenho que agradecer pelo presente, por fazer parte deste projeto.

Sergio Santoian comemora este mês ainda o lançamento de sua logo para o projeto Ophelia Project, criada pela designer Marcella Matsumoto:

by Marcella Matsumoto para Sergio Santoian


Para quem quiser ler sua matéria para a MENSCH na integra e conferir mais
Fotos do projeto basta clicar no link(Entrevista Santoian - Revista MENSCH)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião sobre o que leu!