sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Repertorio Teatro Essencial de Denise Stoklos

Denise Stoklos apresenta seu repertorio Teatro essencial de 26.11 à 12.12 no Centro Cultural São Paulo (Vergueiro). Denise começou sua carreira em 1968. Depois de trabalhar no Rio de Janeiro e em São Paulo, mudou-se com seu marido para Londres em 1977, onde ela especializou-se em Mímica e desenvolveu seu estilo próprio de performances solo. No início de 1980, foi para a Califórnia, onde continuou seus estudos e chegou a montar o seu segundo solo ("Elis Regina"). Em 1982, fez parte da novela da Rede Bandeirantes, Ninho da serpente. Em 1987, apresentou "Mary Stuart" em Nova York, onde, devido ao grande sucesso alcançado, foi convidada a fazer outras duas peças. Em 1993, recebeu o Prêmio da Fundação Guggenheim, de Nova York, e publicou o romance "Amanhã será tarde e depois de amanhã nem existe", adaptado mais tarde para teatro solo.
Retornou ao Brasil, e apareceu em diversas de suas próprias peças, nas quais ela foi diretora e coreógrafa. Ela passa todo seu conhecimento teatral em workshops. Em 1999 realizou-se um festival na cidade de São Paulo com suas peças.
Denise Stoklos foi a primeira atriz brasileira a se apresentar em Moscou, Pequim e na Ucrânia. Ela já representou suas vinte peças em sete idiomas, apresentou-se em trinta países e escreveu sete livros. Em 2000, foi convidada pela Universidade de Nova York para ensinar seu método teatral "Teatro Essencial", que visa ter em cena o mínimo possível de efeitos e o máximo de teatralidade.



por que um "teatro essencial"? - Por Denise Stoklos.







Porque nele só está presente aquilo que não pode faltar para caracterizar um evento como "teatro": o ator.
E em Teatro Essencial o ator usa apenas o que lhe é "essencial": seu "corpo", sua "voz" e esta "outra parte" que é seu intelecto/memória/intuição/imaginação - enfim, tudo que é (não sendo "corpo" e "voz" é) etéreo (com esta "outra parte" cria a "dramaturgia" que é como e o que resolve fazer com o "corpo" e a "voz".
"Essencial" também porque só trata de temas que são permanentes, universais (e não comportamentais, regionais, temporais).
Desde tempos remotos o homem precisa "desenhar" nas paredes da caverna suas "ações" (a "caça", por exemplo, para, re-vendo-a poder refletir sobre ela, e fazê-la melhor no dia seguinte. Assim será no nosso Teatro Essencial.
Quem lê é o público, o ator é apenas instrumento de desenho dos temas que interessam a todos.
"Pão e circo" sempre foi "primeira necessidade".
Não é óbvio que teatro seja voz, corpo e pensamento/intuição? Alguns privilegiam o corpo: teatro corporal, mímica ou pantomima, teatro físico. Outros privilegiam a voz: teatro realista, naturalista, clássico.
No "teatro essencial" quantitativa e qualitativamente as proporções são iguais - já isso diferencia dos outros.
Em nosso entender, a humanidade está sempre em luta por amor e liberdade: assim portanto serão seus temas. Daí compreender-se como um "teatro político" pois se interessa pelos movimentos sociais e o ator é instrumento de ponto de vista.
Quanto as apresentações quem dá o recado é a própria Denise em sua página no FACEBOOK:
“- Agora com datas certas: temporada a preços populares no Centro Cultural São Paulo. Apresentarei 4 peças do repertório: "Louise Bourgeois", "Mary Stuart", "Vozes Dissonantes" e "Calendário da Pedra". Palestras e exposição sobre meu Acervo.
A pedido da própria Denise, atualizei o calendário:
"- Obrigada pela divulgação, Leandro Hainis. Mas houve modificações na programação. Está atualizada está no site" - Denise Stoklos."
• Repertorio Teatro Essencial de Denise Stoklos:

TEMPORADA: Centro Cultural São Paulo - Sala Ademar Guerra

26/11 – Louise Bourgeois – 21h (sexta)

27/11 – Louise Bourgeois – 21h (sábado)

28/11 – Louise Bourgeois – 20h (domingo)
03/12 – Mary Stuart – 21h (sexta)

04/12 – Mary Stuart – 21h (sábado)

05/12 – Mary Stuart – 20h (domingo)

08/12 – Vozes Dissonantes – 21h (quarta)

09/12 – Vozes Dissonantes – 21h (quinta)

10/12 – Calendário da Pedra – 21h (sexta)
11/12 – Calendário da Pedra – 21h (sábado)

12/12 – Calendário da Pedra – 20h (domingo)

Valor do Ingresso: R$ 20,00 inteira e R$ 10,00 meia
Lotação 200 lugares
Recomendado para maiores de: 14 anos
Duração: 75 minutos cada espetáculo
Local: Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso - CEP 01504-000 - São Paulo - SP
Encontro todos por lá!
Abraços!
Le Hainis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião sobre o que leu!